Safe Quality Food (SQF)

Bowl of colourful food
Visão Geral

O programa de certificação de segurança de alimentos SQF, é um esquema reconhecido pela Iniciativa Global de Segurança de Alimentos (GFSI), aplicável aos setores da cadeia de fornecimento, desde a produção primária até o varejo. O programa é mantido pelo seu proprietário, Food Marketing Institute (FMI), uma associação comercial de varejistas de alimentos. As operações agrícolas, os fabricantes de alimentos e embalagens, as operações de armazenamento e distribuição e os varejistas são elegíveis à certificação. Atualmente, aproximadamente 7.000 sites na América do Norte são certificados pelo SQF.

As operações da cadeia de fornecimento são certificadas para um conjunto de requisitos do sistema de gestão de segurança de alimentos, as quais estão publicados no Código SQF. O Código está agora em sua 8ª edição com auditorias para as novas normas a partir de 2 de janeiro de 2018.

Na 8ª edição, o Código foi dividido em sete normas diferentes. Isso inclui cinco Códigos de Segurança de Alimentos separados com o objetivo de melhorar a aplicabilidade dos requisitos para cada setor da cadeia de fornecimento. Também inclui a norma Food Safety Fundamentals (“Fundamentos de Segurança de Alimentos”, em tradução livre – anteriormente Nível 1 SQF), para se alinhar com o Programa de Mercados Globais do GFSI, e o Quality Code (“Código de Qualidade”, em tradução livre – anteriormente Nível 3 SQF), para empresas que buscam a certificação de seus sistemas de segurança de alimentos e de qualidade.

  • SQF Food Safety Fundamentals (não tem a GFSI por referência) – “Fundamentos da Segurança de Alimentos”;
  • SQF Food Safety Code for Primary Production– “Código de Segurança de Alimentos SQF para a Produção Primária”;
  • SQF Food Safety Code for Manufacturing– “Código de Segurança de Alimentos SQF para Fabricação”;
  • SQF Food Safety Code for Storage and Distribution– “Código de Segurança de Alimentos SQF para Armazenamento e Distribuição”
  • SQF Food Safety Code for Manufacture of Food Packaging– “Código de Segurança de Alimentos SQF para Fabricação de Embalagens de Alimentos”;
  • SQF Food Safety Code for Food Retail– “Código de Segurança de Alimentos SQF para o Varejo de Alimentos”;
  • SQF Quality Code (não tem o GFSI como referência) – “Código de Qualidade SQF”.

Clique aqui para baixar cada norma e documento de orientação da página do Safe Quality Food Institute (SQFI).

Iniciando com o SQF

Em número cada vez maior, os principais varejistas norte-americanos exigem certificação reconhecida pela GFSI dos seus fornecedores. A certificação SQF atende a este requisito e garante que o plano de segurança de alimentos e o sistema de gestão de um site estão implementados de acordo com os princípios e regulamentações de alimentos do Codex Alimentarius, tais como os estabelecidos na European Food Law (lei europeia para alimentos), e na Lei de Modernização da Segurança dos Alimentos dos EUA (FSMA). A certificação SQF garante aos compradores que a empresa está comprometida com a produção, distribuição e venda de alimentos seguros e de qualidade para os consumidores.

A FoodChain ID Certificação LC é creditada para certificar sites para o Código SQF através do American National Standards Institute (ANSI). Temos uma vasta experiência em certificação de terceira parte para a indústria de alimentos e bebidas, combinada com nosso compromisso com a satisfação do cliente e melhoria contínua. Na FoodChain ID Certificação, nossos clientes são nossa principal prioridade e demonstramos isso através da proximidade da comunicação ao longo do processo de certificação.

A sua empresa está cogitando obter a certificação SQF? Em caso afirmativo, a equipe de especialistas da FoodChain ID Certificação poderá ajudá-lo a entender todo o processo.

O que eu devo fazer primeiro?

Baixe o Código de Segurança de Alimentos SQF aplicável (8ª edição) em www.sqfi.com e avalie o processo de certificação e os requisitos da norma. Decida se o programa SQF é o apropriado para o seu negócio.

Como posso receber ajuda no desenvolvimento de um sistema em conformidade com o SQF?

Escolha um ou mais practitioners SQF e complete o treinamento Implementing SQF Systems (Implementando os Sistemas SQF), disponível on-line, através da Alchemy (parceiro de treinamento do SQFI), ou pessoalmente, através de um centro de treinamento licenciado SQF. Saiba mais sobre o treinamento do SQF acessando Perguntas Frequentes sobre o Treinamento e Exames SQF (em inglês).

Os consultores SQF independentes (opcional), podem ser usados para auxiliar no desenvolvimento do sistema, mas o Código requer um practitioner SQF designado para cada site que seja funcionário de tempo integral da empresa, treinado em APPCC e capacitado para a implementação de um plano de segurança de alimentos e todos requisitos do sistema SQF.

Como eu agendo minha auditoria?

Entre em contato com a FoodChain ID Certificação LC para solicitar a certificação SQF. Complete a solicitação na íntegra e devolva à equipe da FoodChain ID Certificação para receber uma proposta. A FoodChain ID Certificação irá confirmar o escopo da auditoria, que inclui categorias do setor de alimentos (FSC – food sector categories), relevantes para os produtos ou processos da sua empresa, a norma aplicável e a duração da auditoria, e então irá designar um auditor SQF registrado e qualificado para auditar na sua categoria. O escopo das auditorias e as taxas de certificação serão detalhados na Proposta e Contrato de Certificação para sua aprovação.

Recomendamos entrar em contato conosco pelo menos 3 meses antes do período de auditoria desejado.

O que devo fazer para me preparar para a auditoria inicial?
  • Cadastre o site na página do ReposiTrak e selecione FoodChain ID Certificação LC como seu organismo de certificação;
  • Implemente seu sistema SQF com um mínimo recomendado de 2 meses de registros mantidos;
  • Conduza uma gap analysis(análise de lacunas) em relação aos requisitos do Código usando a checklist de auto-avaliação SQF (em inglês), ou entre em contato com a FoodChain ID Certificação LC para agendar uma pré-auditoria (opcional).

As pré-auditorias não resultam em certificação, mas são uma maneira de o site determinar seu nível de preparação através de um auditor qualificado. (Observe que o mesmo auditor não pode realizar a pré-auditoria e a auditoria de certificação).

O que eu posso esperar no dia da auditoria?

As auditorias iniciais do SQF são realizadas em duas etapas: auditoria de escritório e auditoria das instalações. A auditoria de escritório é conduzida em primeiro lugar, e consiste em uma avaliação da documentação do sistema SQF. As não-conformidades resultantes da auditoria de escritório devem ser corrigidas antes que o site possa avançar para a auditoria das instalações.

Antes da auditoria das instalações, a FoodChain ID Certificação fornecerá um Plano de Visita ao site, o qual descreve o formato e o escopo da auditoria, os requisitos da seção e um cronograma aproximado para garantir que os processos e as equipes relevantes estejam disponíveis para avaliação. Oitenta por cento da auditoria das instalações é conduzida através de observação direta, entrevistas com pessoal e revisão de registros.

Como eu recebo o relatório de auditoria e o certificado?

Durante a reunião de encerramento da auditoria das instalações, o auditor revisa quaisquer não-conformidades identificadas com relação ao pessoal do site e fornece um relatório de não-conformidades. Dentro de 10 dias após a auditoria, a FoodChain ID Certificação revisa o relatório inicial do auditor e disponibiliza na página do ReposiTrak (banco de dados de avaliação SQF). O site é responsável por corrigir as não-conformidades de auditoria dentro de 30 dias após a auditoria e fazer o upload das evidências de ações corretivas para o banco de dados. As ações corretivas do site são revisadas, verificadas e aprovadas pelo auditor e pela FoodChain ID Certificação, passando em seguida para uma decisão de certificação independente que é tomada dentro de 45 dias após a auditoria. Quando a certificação é concedida, o relatório de auditoria final (incluindo as ações corretivas aprovadas) e o certificado são fornecidos para o site via ReposiTrak.

Os sites certificados podem ser pesquisados publicamente através da página do ReposiTrak, mas os relatórios de auditoria não podem ser compartilhados sem a permissão do site.

Para saber mais sobre a certificação SQF, clique aqui para baixar o seu white paper cortesia ” Preparing for SQF Certification” (“Preparando-se para Certificação SQF”).

Obtendo a recertificação

As auditorias de recertificação para a edição 8 começam em 2 de janeiro de 2018. Observe que a duração mínima para uma auditoria on-site de acordo com os códigos de segurança de alimentos da edição 8 é de 2 dias, com exceção das normas de Produção Primária e do Varejo de Alimentos.

Considere as seguintes mudanças importantes nos Códigos de Segurança de Alimentos (FSC) ao atualizar seu sistema SQF.

Mudanças FSC
  • Alguns códigos FSC mudaram, como a inclusão de nozes e castanhas para o FSC 14 e a expansão do FSC 26 para incluir o armazenamento e distribuição de alimentos perecíveis e de armazenagem em condições ambiente;
  • Entre em contato com a FoodChain ID Certificação para confirmar os códigos FSC aplicáveis aos produtos e processos da sua empresa de acordo com a nova edição.
Destaques do Módulo System Elements (anteriormente Módulo 2)
  • Os practitioners SQF devem informar mensalmente os assuntos que afetam o sistema SQF à administração;
  • Os practitioners SQF são responsáveis por assegurar que a equipe seja treinada nas práticas de segurança de alimentos do site. Isso inclui testes de proficiência para aqueles que realizam monitoramento ambiental on-site e testes de produtos;
  • Auditorias de fornecedores baseadas em risco realizadas por indivíduos experientes e treinados em técnicas de auditoria;
  • Monitoramento ambiental para todos os níveis de risco;
  • Inspeções e práticas de troca de produtos para assegurar a embalagem e o rótulo corretos;
  • Plano documentado de avaliação e mitigação de vulnerabilidades de fraude em alimentos;
  • Revisão anual e verificação dos planos relativos a fraude em alimentos e defesa alimentar, que inclui controles para proteção dos bens recebidos contra fraudes e atos de sabotagem como parte do programa de aprovação de fornecedores;
  • Medidas de mitigação para alergênicos e glúten acidentais (onde aplicável).

Entre em contato conosco e inicie hoje mesmo seu processo de certificação

Share This