Norma Global BRC para Embalagens e Materiais de Embalagem

Vegetables on a chopping board
Visão Geral

A Norma Global BRC para Embalagens e Materiais para Embalagem, é um programa líder para a certificação de embalagens utilizadas na produção de alimentos e de bens de consumo, dentre eles cosméticos, perfumaria, vestuário, artigos de decoração, etc.  A Norma é um esquema reconhecido pela Iniciativa Global de Segurança de Alimentos (GFSI) e aplica-se a uma vasta gama de fabricantes envolvidos na produção, conversão e impressão de materiais destinados a embalagens de bens de consumo. Atualmente, existem aproximadamente 4.000 fabricantes de embalagens certificados pelo BRC em todo o mundo. A Norma está em sua quinta versão de publicação, com auditorias efetivas a partir de 1º de janeiro de 2016.

A FoodChain ID Certificação LC, é creditada para certificar sites para a Norma Global BRC para Embalagens e Materiais para Embalagem, através do American National Standards Institute (ANSI). Temos vasta experiência em certificação de terceira parte para a indústria de alimentos e bebidas, combinada com nosso compromisso com a satisfação do consumidor e melhoria contínua. Nossa experiência em certificação BRC é amplamente reconhecida, orgulhosamente, recebemos o prêmio BRC Certification Body of the Year em 2016, e a premiação inaugural do BRC CEO Award em 2017.

Se estiver, a equipe especializada da FoodChain ID Certificação pode ajudá-lo explicando todos os detalhes do processo. Na FoodChain ID Certificação, nossos clientes são nossa maior prioridade, e demonstramos isso através da proximidade na comunicação ao longo de todo o processo de certificação.

  • Duas categorias de requisitos, de acordo com a finalidade da embalagem: alta higiene e higiene básica;
  • Incorpora requisitos de segurança e qualidade dos alimentos para dar sustento à conformidade legal e à eficiência operacional;
  • Programa de certificação acreditado e reconhecido pela GFSI;
  • Aceita globalmente por varejistas e fabricantes de alimentos e bens de consumo, para reduzir a fadiga da auditoria na cadeia de fornecimento;
  • Inclui fabricantes de processos de impressão e processos químicos aplicados às embalagens de alimentos e de bens de consumo;
  • Três opções de auditoria, dependendo no nível de preparação da operação: anunciada, não anunciada e programa de Mercados Globais.

Baixe ou compre uma cópia impressa da Norma Global BRC para Embalagens e Materiais para Embalagem na livraria virtual Bookshop BRC e saiba mais sobre os requisitos da Norma e o protocolo de auditoria.

Aprender a Norma é o primeiro obstáculo no desenvolvimento de um sistema de gestão de qualidade e segurança dos alimentos.  O BRC oferece uma ampla gama de opções de cursos de capacitação para a implementação da Norma para Embalagens, através da BRC Academy ou dos Approved Training Partners (ATPs), parceiros de capacitação aprovados, além de cursos de apoio em assuntos pertinentes, como avaliação de riscos e auditoria interna.

Após o treinamento, o BRC recomenda que o site comece as preparações com uma auto avaliação em relação aos requisitos da Norma para a categoria de higiene apropriada (isto é, alta ou básica). Um Consultor BRC registrado (opcional), pode ser usado para ajudar a realizar a avaliação, identificar lacunas no sistema atual do site e ajudar a desenvolver os programas e procedimentos necessários para alcançar a conformidade. Contudo, é importante que a gerência e o pessoal do site permaneçam ativamente envolvidos nesse processo, pois a implementação da Norma e a manutenção da certificação exigem comprometimento da gerência e a participação entre os departamentos.

A preparação para a auditoria inicial de certificação começa com a escolha de um organismo de certificação acreditado para a Norma Global BRC para Embalagens e Materiais para Embalagem.

Entre em contato com a FoodChain ID Certificação LC para solicitar a certificação:
  • Ao receber a solicitação finalizada, nós confirmaremos o escopo da auditoria, determinando a duração da mesma, e faremos uma proposta;
  • Recomendamos que entre em contato conosco no mínimo 3 meses antes da época em que deseja realizar a auditoria.
Agende a auditoria
  • Após receber a Proposta e Contrato de Certificação assinados, a FoodChain ID Certificação irá designar um Auditor BRC registrado para avaliar o seu sistema em relação à Norma para Embalagens e confirmar as datas de auditoria.
Implemente o seu sistema BRC
  • Certifique-se de que seu sistema de gestão de segurança e qualidade dos alimentos esteja bem implementado, e que sua efetivação seja verificada antes da realização da auditoria de certificação. A BRC recomenda um tempo mínimo de 3 meses de operação para que a total conformidade com a Norma seja demonstrada.
Agende uma pré-auditoria (opcional)
  • Pré-auditorias não resultam em certificação, mas são uma forma do site determinar o seu nível de preparação por um auditor qualificado;
  • O mesmo auditor não pode conduzir ambas a pré-auditoria e a auditoria de certificação.

O formato da auditoria geralmente será descrito no Plano de Visita, o qual é enviado ao site anteriormente à auditoria. O Plano de Visita incluirá o cronograma aproximado para as seguintes atividades:

  • Reunião de abertura;
  • Inspeção das instalações;
  • Revisão de documentos;
  • Exercício de rastreabilidade;
  • Revisão de registros de produtos e verificação da inspeção de instalações;
  • Revisão das observações e comentários do auditor;
  • Reunião de encerramento.

O Plano de Visita deve ser revisado pelo site para garantir que os processos e colaboradores pertinentes estejam disponíveis para avaliação. Quaisquer potenciais conflitos (por exemplo, fabricação de produto(s) dentro do escopo de certificação ocorrendo fora da inspeção de instalações agendada), devem ser discutidos com a FoodChain ID Certificação previamente à auditoria.

A conformidade com a Norma é avaliada pelo auditor com base em evidências objetivas para a determinação da sua conformidade ou não-conformidade em relação à declaração de objetivo de cada seção e os requisitos individuais.  As evidências objetivas são reunidas através de observação direta dos processos e instalações de produção, entrevistas com funcionários, e revisão de documentos e registros.

Durante a reunião de encerramento da auditoria no site, o auditor irá revisar todas as não-conformidades com a alta gerência, emitir um relatório de não-conformidade, e revisar o processo de ação corretiva e seu cronograma. Durante a auditoria inicial de certificação, não-conformidades menores devem ser corrigidas dentro de 28 dias, e não-conformidades maiores, dentro de 90 dias, onde houver atraso justificável para a implementação da ação corretiva (por exemplo, compra e instalação de equipamento).

Todas as não-conformidades devem ser verificadas através de evidências objetivas, pelo auditor e pelo organismo de certificação, que foram corrigidas. Do contrário, uma revisita pode ocorrer antes da certificação ser concedida. Além disso, os sites devem apresentar uma análise de causa raiz e um plano de ação preventiva para evitar a recorrência juntamente com a evidência de correção.

Uma vez que as não-conformidades forem fechadas, a FoodChain ID Certificação irá conduzir, de forma independente, uma revisão técnica da avaliação do auditor e do relatório de auditoria e emitir uma decisão de certificação.  O relatório final de auditoria é enviado ao BRC Directory e o certificado é emitido dentro de 42 dias após a auditoria. O relatório de auditoria pode ser compartilhado com parceiros da cadeia de fornecimento, através do BRC Directory, à critério do site, enquanto que detalhes da certificação (por exemplo, informações do site, data de validade do certificado, e grau de avaliação) são listados publicamente.

Entre em contato conosco e inicie hoje mesmo seu processo de certificação

Share This