ISCC

Sunrise in field

A Certificação Internacional de Sustentabilidade e Carbono (ISCC, sigla do original em inglês International Sustainability and Carbon Certification) é uma organização independente que mantém dois sistemas de certificação para a sustentabilidade de matérias-primas e produtos: ISCC EU (União Europeia) e ISCC PLUS. Ambos os programas atendem aos requisitos de sustentabilidade de duas diretivas da União Europeia: para energia renovável, a Renewable Energy Directive (RED), e para a qualidade do combustível, a Fuel Quality Directive (FQD); mesmo o ISCC PLUS sendo considerado para mercados não regulados pelas diretivas RED/FQD e incluindo a opção para módulos voluntários (por exemplo, gestão ambiental e biodiversidade). Os objetivos do ISCC são contribuir para a implementação da produção ambientalmente, socialmente e economicamente sustentável e do uso de todos os tipos de biomassa nas cadeias de fornecimento globais.

A FoodChain ID é um organismo de certificação aprovado para as certificações ISCC EU e PLUS.

O que é a ISCC?

O ISCC fornece certificação de sustentabilidade de matérias-primas agrícolas, florestais e insumos alternativos (por exemplo, resíduos). O sistema ISCC EU certifica biocombustíveis para o mercado da UE e é reconhecido pela Comissão Europeia como em conformidade com as diretivas RED/FQD. O sistema de certificação ISCC PLUS é aplicável aos biocombustíveis fora da UE, bem como aos mercados de alimentos, rações e produtos químicos. O ISCC PLUS é reconhecido por empresas como SAI, Unilever e Coca-Cola, bem como pela Federação Europeia dos Fabricantes de Alimentos (FEFAC). Os requisitos de conformidade de ambos os sistemas se concentram em três áreas principais: sustentabilidade, rastreabilidade e redução de emissões de gases de efeito estufa.

Quem precisa do ISCC?

O ISCC é destinado a empresas comprometidas com proteção ambiental, desmatamento zero, bem-estar dos trabalhadores e redução de emissões de gases de efeito estufa. As empresas já envolvidas em práticas sustentáveis, como a obtenção de materiais de fontes renováveis ou produzidos através de cultivo sustentável, podem diferenciar seus produtos no mercado com o ISCC. Quando a certificação é alcançada, o logotipo do ISCC pode ser aplicado a produtos dentro do escopo da certificação para comunicar aos consumidores a presença de fontes responsáveis e sustentáveis.

Além disso, o ISCC reconhece todas as certificações de biomassa aprovadas pela diretiva RED da União Europeia, o que significa que qualquer tipo de combustível baseado em biomassa está qualificado para a certificação ISCC. Isso ajuda a proporcionar uma maior flexibilidade para os misturadores e comerciantes de biocombustíveis.

Entre em contato conosco e inicie hoje mesmo seu processo de certificação

Share This