Bonsucro

Assortment of sugars

Bonsucro é uma iniciativa global multi-stakeholder dedicada a reduzir os impactos ambientais e sociais da produção de cana-de-açúcar, sem deixar de levar em conta a necessidade de viabilidade econômica.

O objetivo do Bonsucro é trazer a produção de cana-de-açúcar e seus produtos a um nível de excelência, apoiando e ajudando produtores e empresas a melhorarem sua performance pelo aprimoramento contínuo do setor.

Para isso, o Bonsucro desenvolveu um conjunto de princípios, critérios e indicadores usados para avaliar a conformidade da cadeia produtiva de cana-de-açúcar e seus produtos em todo o mundo. O Padrão de Produção Bonsucro é o primeiro padrão global para cana-de-açúcar.

A certificação de Produção é concedida à usina de açúcar e etanol, mas a avaliação inclui auditoria da usina e da área agrícola fornecedora de cana. Os operadores econômicos depois da usina, como refinarias, portos, armazéns e traders, que desejem fazer reivindicações de sustentabilidade sobre produtos certificados Bonsucro, devem ser certificados pelo Padrão Bonsucro de Cadeia de Custódia.

Para mais informações, por favor, entre em contato conosco aqui.

Somente organismos de certificação aprovados pelo Bonsucro podem conceder a certificação, através da realização de auditorias feitas por auditores qualificados. A FoodChain ID Certificação foi o primeiro organismo de certificação a ser aprovado pelo Bonsucro, e trabalha com a iniciativa Bonsucro desde o início, tendo participado no desenvolvimento do Padrão de Produção e nos aspectos relativos às regras de certificação. A FoodChain ID Certificação realizou auditorias piloto nas versões 1 e 2 do Padrão de Produção no Brasil, Colômbia, República Dominicana, África do Sul, Austrália e Índia, totalizando 14 auditorias piloto em 14 usinas e 39 fazendas produtoras de cana.

Atualmente, a FoodChain ID Certificação atua em diversos países do mundo, com clientes certificados Bonsucro no Brasil, República Dominicana, Austrália e Tailândia, além de pré-auditorias em outros países.

Serviços que oferecemos:

Pré-Auditoria

O principal objetivo da pré-auditoria é proporcionar à usina e sua área de fornecimento de cana uma avaliação independente sobre o nível de conformidade na implementação dos requisitos dos padrões de certificação Bonsucro.

Nas pré-auditorias, a usina pode escolher o escopo que deseja avaliar, e a FoodChain ID Certificação emite um relatório com os resultados de acordo com o escopo avaliado.

Auditoria de Certificação

A realização de auditoria de certificação é pré-requisito para a concessão do certificado Bonsucro pela FoodChain ID Certificação, mediante cumprimento com os requisitos de conformidade definidos pela norma.

O serviço de certificação envolve auditoria da usina e de uma amostra representativa da área total de fornecimento de cana incluída no escopo da certificação. A usina é auditada contra o Padrão de Produção Bonsucro e o Padrão de Cadeia de Custódia de Balanço de Massa Bonsucro. A área de fornecimento de cana é auditada apenas no Padrão de Produção Bonsucro, como parte da avaliação da usina.

Em ambos os padrões Bonsucro o cliente tem a opção de incluir no seu escopo de certificação os requisitos adicionais Bonsucro EU RED, para conformidade com a EU RED.

Entre em contato conosco e inicie hoje mesmo seu processo de certificação

Share This